Keller Lucas e a Arte Rupestre de Santa Catarina


O Instituto Manoa, através de seu pesquisador Indioê, recebeu o renomado pesquisador Keller Lucas, para uma breve conversa sobre "arte rupestre de Santa Catarina". Keller Lucas é conhecido como pesquisador autodidata de arte rupestre à cerca de 30 anos e autor de projetos de levantamento de potencial arqueológico em diversos municípios de Santa Catarina, também é autor de livros importantes sobre o assunto como "Arte Rupestre na Ilha do Campeche" obra utilizada pelo IPHAN no processo de tombamento da ilha como Patrimônio Histórico e Ecológico da Nação.


Encontro com Keller Lucas

Na ocasião tive o imenso prazer e satisfação de conhecer e poder trocar experiência com esse grande pesquisador do qual eu sou muito admirador de seu trabalho e trajetória profissional na cidade de Florianópolis,  no mês de fevereiro de 2015.

Em um processo de preparação para uma expedição á Ilha do Coral, no município de Garopaba e buscando mais informações e referências sobre o local, eu contatei o sr keller Lucas para uma conversa de algumas horas onde me relatou suas experiências de pesquisador na época de seus estudos por la na década de 70. 

Para finalizar o encontro recebemos de presente do keller um catálogo de seu estudo conceituado na ilha do Campeche e na ilha de Santa Catarina contendo fotos exclusivas e de uma importância enorme para qualquer pesquisador do assunto.

Aqui deixo a minha palavra de agradecimento e respeito ao sr keller Lucas por esse encontro.

Outras informações sobre o pesquisador:

Membro e conselheiro da Bradshaw Foundation (organização internacional de pesquisa de arte rupestre) e membro da SIARB (organização que congrega os pesquisadores da América Latina).

Participou de 2 Congressos Internacionais de Arte Rupestre. Um em Flagstaff, Arizona, EUA em 1994 e o outro em Cochabamba, Bolívia em 1997.

Possui o website www.kelerlucas.com.br que contêm o maior arquivo de arte rupestre de SC, com média de 5.000 visitas mensais, onde podem ser acompanhadas as pesquisas.

Indioê Alan Autovicz.



Comentários

Unknown disse…
Um vídeo interessante sobre o valor da arte rupestre p/ a humanidade pode ser visto no endereço do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=t7EAlTcZFwY (vídeo legendado em português).
Este vídeo discorre sobre gravuras coincidentes registradas ao redor do nosso planeta e sua relação com possíveis eventos astronômicos e arquétipos mitológicos. É muito interessante, especialmente por sua abordagem multidisciplinar. Se quiser ver mais s/ o assunto: https://www.youtube.com/user/ThunderboltsProject
Manoa disse…
https://www.blogger.com/profile/17310142288860132803

Muito obrigado por compartilhar os estudos. baixei os videos e realmente são extremamente interessante.

abraço!
Bruno B.M. disse…
Olá!!
Sabe onde consigo o contato do Keler Lucas?
Seu site está fora do ar.
Sou estudante de arqueologia e preciso muito de algumas informações que li na página dele alguns dias atrás.
Pode me enviar via email seu contato? bruno.bor.mac@gmail
Muito obrigado!!
Anônimo disse…
muito bom

Postagens mais visitadas