Eventos

O 2° Encontro Regional de Pesquisadores sobre o Caminho do Peabiru promovido pelo Instituto Manoa em parceria com a Associação Quinta dos Açorianos e a Prefeitura Municipal de Barra Velha reuniu grandes personalidades que pesquisam sobre os diversos temas que envolvem o Caminho do Peabiru.  
O Instituto Manoa, responsável pela abertura do evento destacou o seu trabalho de pesquisa sobre Caminhos históricos de Santa Catarina e sua ligação ao Caminho do Peabiru. Tiago leal, gestor e pesquisador do grupo também mencionou a importância da realização deste evento, dando sequência ao primeiro debate realizado em 2010 na cidade de São Francisco do Sul. 
O professor José Carlos Fagundes, o "Cacá" que representou o município de Barra Velha, local escolhido para sediar a segunda edição deste debate, destacou a história local e a impotância do resgate do patrimônio histórico material e imaterial da região.
O pesquisador autodidata de Jaraguá do Sul, Fábio Krawulski Nunes, relatou o seu excelente trabalho de resgate da historiografia do Vale do Itapocu, destacando os 473 anos da chegada da expedição comandada por Alvar Nunes Cabeza na região. O documentário "Redescobrindo o Itapocu", lançado pelo pesquisador durante o encontro destaca a importância histórica da região citando os povos pré-históricos locais, os desbravadores da época do descobrimento, ao período colonial. Também o Sr. Irineu Junkes, de Jaraguá do Sul, mencionou durante sua fala no evento, a importância do Caminho do Peabiru do ponto de vista turístico para os municípios envolvidos. 
O pesquisador Henry Henkels de São Bento do Sul participou do encontro destacando seu trabalho de pesquisa no planalto norte catarinense, incluindo seus estudos sobre a região litorânea, notadamente a foz do Rio Itapocu. Henrique Paulo Schmidlin, o "Vitamina", considerado uma lenda viva entre os montanhistas paranaenses, marcou presença no debate destacando seus estudos sobre o Peabiru e os caminhos da Serra do Mar. 
O encontro foi finalizado com o lançamento do livro "Aleixo Garcia: Algo a mais sobre a saga do descobridor dos Incas" da renomada escritora Rosana Bond. A pesquisadora, atualmente uma das maiores autoridades do país no que diz respeito as pesquisas envolvendo o Peabiru, apresentou ao público um pouco dos seus estudos, e novas descobertas sobre o Caminho do Peabiru. 
Agradecemos a presença de todos que puderam participar deste encontro, especialmente aqueles que trabalham e não medem esforços para realizar este resgate histórico tão importante não só para Santa Catarina, mas para o Brasil e a América do Sul. 





Comentários

Postagens mais visitadas