Travessias

Rota das Baleias - Palhoça/Imbituba
Período de Realização: 19/07/2014 até 22/07/2014

O Grupo Manoa Expedições realizou no mês de julho mais uma travessia pelos "Caminhos antigos de Santa Catarina", percorrendo as trilhas do circuito turístico da rota das baleias desde a Praia da Pinheira em Palhoça até a Praia do Rosa em Imbituba no litoral sul do estado. Foram quase 50 Km de paisagens de tirar o fôlego, onde a equipe captou imagens dos diversos ecossistemas da região costeira, incluindo a visita a diversos sítios arqueológicos. 
Abaixo uma pequena descrição detalhada do roteiro, para informações sobre traçado e coordenadas para GPS entre em contato pelo e-mail  - institutomanoa@gmail.com. 

RESPONSÁVEIS:
Fotografias e imagens: Wlademir, Jonathas, Indioê
Navegação GPS: Tiago.
Apoio: Jeferson e André.





Primeiro Dia – Sábado 19 de julho.

Iniciamos a caminhada no final da tarde no Costão da Praia da Pinheira onde fotografamos algumas bacias de polimento, vestígios das oficinas líticas que se encontram bem no começo da trilha. Contornamos o costão rochoso, atravessamos a Praia de Cima,  e seguimos pelo caminho até a ponta das gaivotas, local onde existe uma inscrição rupestre. Contemplamos o sol se por detrás da Serra do Tabuleiro e aproveitamos os últimos raios de luz do dia para subir o morro da Praia do Maço, onde montamos acampamento.






Segundo Dia – Domingo 20 de Julho.

Ao amanhecer descemos o morro pelo Vale da Utopia na trilha para Guarda do Embaú. Ao chegar ao costão encontramos água corrente que desce das montanhas e precipita-se em uma pequena queda para se encontrar com o mar. Local muito bonito, onde notamos uma bacia de polimento isolada. A poucos metros deste local identificamos um casqueiro. Seguimos pela trilha que passa pela prainha até o costão da guarda, onde no final encontramos várias panelas de bugre e uma inscrição rupestre. Atravessamos o rio da Guarda e seguimos caminhando pela areia até a Praia da Gamboa. Na foz do rio da Gamboa coletamos informações sobre um sítio arqueológico descrito neste local como de tradição Guarani, onde foram encontrados na década de 60 vários fragmentos de cerâmica. O Senhor Jair, que trabalha no terreno onde foram encontrados os artefatos, mencionou ter desenterrado algum tempo atrás dois jarros de barro, também  lembrou  ter visto alguns crânios e ossos humanos. Partimos, subindo a trilha que margeia o costão da Gamboa, porém não encontramos passagem nem pelo costão, nem por trilhas. A noite chegou e montamos acampamento no alto de um morro descampado.  

Terceiro Dia – Segunda 21 de julho.

O sol nasceu no horizonte junto a Ilha do Coral. Coletamos informações e continuamos a caminhada rumo a praia do Siriú. O acesso a trilha fica junto a estrada geral da Gamboa, no final do calçamento. Atravessamos o Siriú e o centro histórico de Garopaba até o morro da Silveira, onde seguimos por uma trilha bem confusa contornando a Ponta do Galeão até a Praia da Silveira. Continuamos pela praia até o costão sul onde desviamos pela estrada até alcançar o caminho do rei que dá acesso a Praia da Ferrugem. Seguimos contornando a lagoa da Ferrugem até a Barra onde está localizado o morro do sambaqui. No local existem várias estações líticas, incluindo bacias de polimento, amoladores e brunidores. Continuamos pela praia da Barra pegando o caminho das Dunas até alcançar a praia do Ouvidor. Acampamos no local próximo ao riacho que deságua junto ao mar onde encontramos bacias de polimento.

Quarto Dia – Terça 22 de julho

O nascer do sol junto ao mar do Ouvidor deu início ao quarto e último dia de travessia. Após atravessar a praia, seguimos pela trilha do ouvidor contornando o morro até a praia Vermelha. Deste local, já em Imbituba a trilha se encontra bem sinalizada, tendo grande parte do trajeto recebido calçamento de pedra. Seguimos então até a praia do Rosa onde finalizamos nossa caminhada.







Comentários

Postagens mais visitadas