Expedições










A expedição para a Ecovila Alto-Quiriri, nos dias 18 e 19 de abril de 2014, percorreu a Serra do Quiriri em Campo Alegre/SC e suas proximidades, com o objetivo de captação de imagens para futuros projetos envolvendo ocupações humanas sustentáveis na área, proteção do ecossistema, e demais anotações pertinentes aos pesquisadores.

Retratando melhor os campos de altitude, podemos apontar que é uma vegetação com espécies rasteiras e arbustivas que crescem em condições adversas como solo raso, riachos desprovidos de vegetação e florestas de galeria. Elevada incidência de ventos e pouca chuva ainda que a presença de umidade seja frequente. A maioria das plantas são adaptadas para captar água das névoas, constantes na região,

Essa vegetação natural tem uma importante função de proteger os solos evitandos a erosão e o assoreamento de cursos de água, que são abundantes nessa região, também absorvem de maneira providencial a água das chuvas, o que torna possível a recarga de lençóis freáticos, evitando que essas  nascentes desvaneçam.

Os campos naturais apresentam uma paisagem de inconfundível beleza, seja pela magnitude dos horizontes, pelos seus céus desprovidos da poluição das luzes da cidade, ou pela amplitude de suas características singulares. Permanecem um campo aberto para pesquisas em prol da sustentabilidade e proteção do patrimônio natural.

Jonathas Kistner.
DAJOZ, Roger. Princípios de ecologia.7. ed. Porto Alegre : Artmed, 2005. vii, 519 p, il. (Biblioteca Artmed. Ecologia).

IBAMA. Programa nacional de conservação e desenvolvimento florestal sustentado. Brasília, D.F : IBAMA, 1991. 95 p, il. Projeto PNUD/FAO/IBAMA-BRA 87/007.

FERRI, M.G. 1980. Vegetação brasileira. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERRI, Mario Guimaraes. Ecologia e poluição. 5. ed. Sao Paulo : Melhoramentos, 1982. 159, [1]p, il. col, 18cm. (Prisma-Brasil).

KAGEYAMA, Paulo Yoshio. Restauração ecológica de ecossistemas naturais.1. ed. rev. Botucatu : FEPAF, 2008. xii, 340 p, il.

PARANÁ. Secretaria da Cultura. Tombamento da Serra do Mar. Curitiba, 1987. 170 p, il. (Cadernos do patrimônio. Série Estudos, 3).

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. A grande barreira da Serra do Mar: da Trilha dos Tupiniquins à Rodovia do Imigrantes. São Paulo : O Nome da Rosa : CTE Produtos e Difusão, 2004. 122 p, il.

Comentários

Postagens mais visitadas