Expedições - Alto Quiriri



Primeiro Dia: Ecovila Alto Quiriri - 02/03/2013  

Durante os dias 02 e 03 de março,  o Instituto Manoa  promoveu saída de campo no município de Campo Alegre. O primeiro dia da expedição  teve como objetivo visitar a área da Ecovila Alto-Quiriri (EAQ). A equipe de campo convidada pelo Sr. Paulo Degenhardt,  proprietário do terreno e idealizador da comunidade auto - sustentável, percorreu várias trilhas com o intuito de conhecer a área e avaliar seu potencial para a pesquisa científica. O encontro também serviu para que fossem lançadas as bases da proposta de parceria entre o Instituto Manoa, a Associação Quiriri e a Verein Embauba.



 Segundo Dia: Marco da Divisa - 03/03/2013

No domingo, o grupo resolveu aproveitar o tempo firme e partiu bem cedo em uma caminhada de aproximadamente três horas até o marco da divisa. Na passagem pelos campos da Serra do Quiriri,  encontramos vários trechos com barrancos erodidos, ao que parece, o solo frágil e desgastado vem sofrendo com a abertura de estradas e com a criação de gado nestas paragens. Também foi constatado várias trilhas de “moto”, inclusive observamos marcas recentes de pneus de motocicletas que haviam passado por cima de uma nascente. Ainda no caminho, foram avistadas  milhares de plantas do gênero Tibouchina, também conhecidas por “orelha de onça”, entre outras espécies como a Drosera Montana, espécie de planta Carnívora típica dos Campos de altitude.

Com sol forte, atravessando as “suaves” colinas douradas dos Campos do Quiriri,  chegamos ao marco da Divisa entre  Santa Catarina e Paraná, que revela o acordo entre os dois estados na questão do Contestado. No  retorno  aproveitamos para fotografar a belíssima paisagem natural e visualizar a área da APA dos Campos do Quiriri.                                     










Texto: Wlademir Vieira
Equipe de Campo: Tiago Leal, André Kastner, Romão Kath e Wlademir Vieira.
Fotos: Tiago leal, Romão Kath e Wlademir Vieira. 



Comentários

Postagens mais visitadas