Travessia Pedra Tartaruga - Monte Crista (Julho 2012)

DATA/HORA DA PARTIDA (saída de Blumenau) – 21/07/2012 as 05:00 hrs
DATA/HORA DO INÍCIO DA SUBIDA – 21/07/2012 as 10:00 hrs
DATA/HORA CHEGADA NA PEDRA DA TARTARUGA – 21/07/2012 as 17:15 hrs
PEDRA DA TARTARUGA
Partimos pela manhã da Fabrica de Queijo na Br -101 (Santpar), que fica localizada entre 10 a 15min de carro depois do Posto de Pesagem de Caminhões em Garuva (em frente a entrada que dá acesso ao Monte Crista). Andamos cerca de 07 horas por um caminho não muito definido, taquaras, trilha apagada em diversos trechos, mato fechado. Chegamos ao topo com a ajuda de GPS, bússola, mapas da região e experiência de outras montanhas. Não recomendamos a ninguém se aventurar por esse caminho sem ao menos levar um GPS com os pontos cartográficos já definidos. Como é uma opção de subida aos campos muito pouco usada, é muito fácil se perder, errar o caminho. Leve todos os itens dentro da mochila, não carregue nada pelos lados e nas mãos, há trechos de escalada em raízes bem inclinados, florestas de taquara e gravatás, vai precisar das mãos livres. Não conte com água pelo trajeto, vá guarnecido.
Levantamos o primeiro acampamento próximo a Pedra da Tartaruga, junto a uma floresta de galeria, devido aos fortes ventos que batiam no final da tarde, que facilmente, poderiam quebrar as barracas. Fomos abençoados com uma noite de céu estrelado e sem nenhuma nuvem no horizonte. Logo pela manhã seguinte, tiramos belas fotos da paisagem e da Pedra da Tartaruga. Altitude aproximada: 1350a.n.m.

DATA/HORA DA SAIDA DA TARTARUGA – 22/07/2012  as 09:30 hrs
DATA/HORA CHEGADA NA PEDRA DA DIVISA - 22/07/2012  as 15:00 hrs
PEDRA DA DIVISA
Partimos rumo a Pedra da Divisa passando por belas paisagens, tentamos encontrar o Marco do Contestado chegamos a 1 km do marco pela face inversa da montanha, conforme GPS indicava) depois de 3hrs de caminha, com um precipício entre nós e o marco (é necessário pegar a altitude de 1500m). Contudo, encontramos a Pedra da Divisa de tarde e acampamos por estas paragens, onde encontramos cobras a cerca de 1400m de altitude, é preciso estar atento.

DATA/HORA SAIDA ACAMPAMENTO  – 23/07/2012  as 08:30 hrs
DATA/HORA CHEGADA IGREJA JESUÍTAS – 23/07/2012 as 16:30 hrs
IGREJA DOS JESUÍTAS
Saímos logo cedo do acampamento e partimos em direção a Igreja dos Jesuítas. Pegamos o caminho errado, mas acabando descobrindo uma espécie de “lápide” (formação rochosa muito interessante). Seguimos a caminhada pela altitude 1500m onde chegamos no Pico da Antena por volta do meio dia (12:00 hrs).  Descemos  em  direção a sede da fazenda onde passamos no meio de taquaras, florestas de galerias, ou seja, abrimos um novo caminho para não passar por perto da sede. Acabamos por sair próximo ao “lago”. No final da tarde, estávamos muito cansados pelos três dias de caminhada, onde chegamos na Igreja dos Jesuítas (aprox.1300m de altitude) e montamos acampamento. Um lugar de inigualável beleza, com água bem próxima das nascentes, ótimo lugar para montar a base para a noite.

DATA/HORA CHEGADA NO ABRIGO SOB ROCHA - 24/07/2012  as 13:30 hrs
ABRIGO SOB ROCHA
Na manhã seguinte resolvemos tirar o dia para descansar devido o desgaste de 3 dias de caminhada. No começo da tarde chegamos na gruta onde passamos o resto do dia e depois dormimos sob o abrigo da rocha. Na manhã seguinte descemos as montanhas em direção ao pé da Montanha Monte Crista, onde nosso carro nos esperava desde o dia 21.
Fomos agraciados com 4 noites e 4 dias de tempo ensolarado e noites estreladas, lua minguante por 2 noites em tom de cor vermelha e brilho intenso, “rios de nuvem” abaixo de nós pelos fins de tarde e início das manhãs. Quem é montanhista, sabe como são raros esses fenômenos em montanha.