Roteiros: Campos Gerais do Paraná

Arenitos de Vila Velha
Campos Limpos e Capões isolados de floresta onde aparece o pinheiro Araucária, são algumas das características fisiográficas dos Campos Gerais do Paraná, também conhecidos como Cenários do Tempo devido a  pitoresca riqueza natural e histórico-cultural  da região. Construções históricas, costumes e tradições que remontam o tropeirismo e a imigração européia,  são acervos culturais que enriquecem as cidades históricas do oeste do estado do Paraná.  

Em Tibagi cidade que tem sua origem ligada ao ciclo do ouro e do diamante,  o principal atrativo é  o Parque Estadual do Guartelá, onde está localizado o Cânion do Guartelá, sexto maior do mundo em extensão. São cerca de 32 Km ao longo o rio Iapó, afluente do rio Tibagi, onde podem ser observados formações areníticas, corredeiras, cachoeiras, grutas e inscrições rupestres associadas a grupos ceramistas ancestrais de indígenas Jê.
As formações rochosas areníticas dos Campos Gerais do Paraná com idade estipulada em mais de 300 milhões de anos constituem um verdadeiro tesouro geológioco do planeta. Em Ponta Grossa está localizado o Parque Estadual de Vila Velha. No  local batizado pelos índios Tupis- Guaranis de Itacueretaba que significa " extinta cidade de pedra" são encontrados uma série de arenitos  que lembram figuras exóticas resultantes  do intemperismo de milhares de anos.        
Pedra do camelo-Vila Velha
"Panelões do Sumidouro"- Guartelá
Cânion do Guartelá
Informações
Museu do garimpo no Centro Histórico de  Tibagi : (42)32234771
Parque Estadual do Guartelá na Estrada Geral  Castro - Tibagi : (42)91033339
Museu do Tropeiro em Castro (42) 39062179
Parque Estadual de Vila Velha - visita as Furnas, Lagoa Dourada e Arenitos- (42)32281138

Consulte: 
Revista Mares do Sul.  Ano 3 número 9.
http://www.periodicodeturismo.com.br/site/artigo/pdf/Turismo%20Geol%C3%B3gico%20na%20Rota%20dos%20Tropeiros_Paran%C3%A1.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas