Cânion do Itaimbezinho e Pedra do Segredo

O Cânion do Itaimbezinho está localizado entre as cidades de Cambará do Sul e Praia Grande/SC, sendo considerado como o mais famoso dos cânions que compõem os Aparados da Serra. Estende-se por cerca de 5.800 metros com uma largura máxima de 2.000 metros, onde as paredes rochosas erguem-se a uma altura máxima de 720 metros, cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos sobre o Planalto dos Campos da Serra Geral. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. O nome do cânion tem sua origem no Tupi-Guarani, onde Ita significa pedra e Aí'be significa afiada.
Os Parques Nacionais dos Aparados da Serra e Serra Geral, pertencem ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, visto que 1 metro abaixo da borda dos cânions já é Santa Catarina, e os parques englobam também as encostas, rios e matas abaixo das serras, e o visual pela parte de baixo dos cânions é de rara beleza.

Geologicamente o Cânion do Itaimbezinho está posicionado sobre a mesma unidade geológica encontrada no Cânion Fortaleza, composta por um conjunto de derrames de composição ácida (riolitos, riodacitos) relacionados ao período de vulcanismo ocorrido durante o período Cretáceo, datado entre 135 a 120 milhões de anos, idade esta correlacionável ao período de rompimento do "continente Gondwânico" e abertura do oceano Atlântico.  
Fonte:
http://www.cprm.gov.br











Pedra do segredo
A Pedra do Segredo é um bloco monolítico de aproximados 05 metros de altura apoiado numa pequena base de 50 cm, em perfeito equilíbrio. É cercada de lendas que povoa o imaginário das pessoas.


                                                         Antiga foto da Pedra do Segredo

Foto: Pedra do Segredo: Gabriel e Cézar Kruger.
Fotos: Cânion do Itaimbezinho:  Jonathas Kistner e Wlademir Vieira  – Grupo de Estudos Manoa.

Comentários

Postagens mais visitadas