Janeiro de 2010, iniciamos rápida pesquisa pelo litoral sul de Santa Catarina, afim de registrar alguns sítios arqueológicos.  A maioria dos sítios do litoral catarinense se encontram em ilhas e em costas rochosas (costões). Ficando os integrantes que participaram da observação limitados aos costões. A primeira parada ocorreu na localidade de Ponta das Andorinhas – Praia da Pinheira – Palhoça/SC. Neste sítio encontramos um belíssimo exemplar de inscrição rupestre. Uma rocha retangular com dimensões aproximadas de 1,40x1,60, onde num painel encontram-se em torno de 12 sinalizações em formato de picolé, mais abaixo uma sinalização com formas geométricas lembrando 2 losangos com uma linha atravessando o interior do losango superior e a parte inferior  tendo a superfície brunida.








Ainda na Praia da Pinheira, sobre a sua extensão de areia, encontram-se vários amoladores numa rocha de diabásio rente ao chão. Boa parte da rocha já cedeu lugar a construção de uma garagem particular, algumas casas e aos veranistas.




 



Outra localidade visitada foi a Pedra do Galeão – Praia da Silveira em Garopaba/SC. Estarrecidos com um dique de diabásio gigante, com mais de 20m de altura, em disjunção colunar, formando precipício em ambos os lados, cortando o morro ao meio, de seu topo descendo até o nível do mar. O sítio é constituído por mais de 10 painéis rupestres. A grande maioria das sinalizações está nas paredes da rocha, o acesso é difícil.


Séries de triângulos com o vértice para baixo.









 várias representações geométricas, simbolismos.







Aparentemente um antropomorfo sobreposto sobre outro.



 Próximo a este sítio fotografamos a imponente"Esfinge" ou "Máscara do Pajé", com altura aproximada de 10m.













Em Laguna/SC registramos alguns dos maiores sambaquis do mundo. Com gigantes superfícies, algumas já cortadas por estradas pavimentadas, pistas de motocross e com algumas construções (moradias) em cima.





Na Praia do Gy, a Pedra do Frade, impressionante monólito que, pendendo para o oceano se equilibra em perfeita harmonia.

  

 












Grupo de Estudos Manoa





Comentários

Anamangarosa disse…
Ogrupo esta de parabéns as materias estaõ fantastica sou uma fã numero 1 do grupo manoa torço muito por todos e vamos divulgar essa idéia bj.

Postagens mais visitadas