domingo, 10 de janeiro de 2010

Expedição Janeiro- Joinville/ Garuva



Em viagem ao norte de Santa Catarina O Grupo Manoa em parceria com o companheiro de pesquisas Ricardo Gomes Moreira visitou o Professor Olavo Raul Quandt que escreveu e publicou o livro " Peabiru: O Caminho Velho" que em sua segunda edição saiu com o título " Cabeza de vaca e o Peabiru". A obra reeditada traz material inédito no Brasil como o documento "Informacion de Cabeza de Vaca" extraido do Archivo General de Indias,na Espanha em Sevilha. O professor também destaca que a edição brasileira do livro Náufragios y Comentarios que narra a história de Cabeza de vaca não é completa, já que alguns capítulos deixaram de ser traduzidos. Durante a entrevista gentilmente concedida pelo Professor Olavo conversamos sobre as possíveis entradas do caminho de Peabiru em Santa Catarina e colhemos informações sobre importantes sítios históricos onde se pode iniciar pesquisa de campo sobre o caminho Velho.
Saindo de Joinville o grupo se dirigiu para o município de Garuva onde localizou o chamado " Porto dos Cavalinhos" que teria sido o principal ponto de entrada para o caminho velho em tempos antigos. Já no Palmital visitamos o senhor Bueno que mora nas proximidades das centenárias ruínas da capela Jesuítica de Santo Inácio que hoje já se encontram completamente destruídas. Mesmo com a ação do tempo e dos depredadores ainda é possível encontrar vestígios históricos da antiga construção como alguns restos de cerâmica que foram achados nas cercanias das ruínas pelo senhor Bueno.
Página Seguinte » « Página Anterior Página inicial

2 comentários:

Anônimo disse...

Olavo Raul Quandt informa: "Informacion de Cabeza de Vaca" é um documento manuscrito que se acha no Archivo General de Indias, em Sevilha, na Espanha. Por outro lado o Livro "Naufragios y Comentarios" em espanhol narra a história de Cabeza de Vaca. A ediçao brasileira não é completa. Alguns capitulos não foram traduzidos.

IGEM (Informativo Grupo de Estudos Manoa) disse...

ok professor, já corrigimos o texto!!