Palhoça/SC e o "Caminho de Peabiru"


Em 20 de novembro de 2009, o Grupo de Estudos Manoa, esteve presente no município de Palhoça/SC, onde, oficialmente, um trecho do “caminho de peabiru” foi aberto. Apresentado pelo Sr. Flávio Santos, e Sra. Rosana Bond, que na oportunidade apresentou o seu livro, intitulado História do Caminho do Peabiru. O evento também contou com a presença de pesquisadores do “caminho de peabiru” de cidades do estado do Paraná e Santa Catarina. No dia 21, sábado, logo cedo, os participantes se dirigiram para a caminhada.
Os pesquisadores de Palhoça/SC, desenvolvem seus trabalhos com base nas teorias da escritora Rosana Bond, que atribui o caminho em referências a expedição de Aleixo Garcia. 
Ainda, segundo Flávio Santos, Aleixo Garcia naufragou e morou durante oito anos na baixado do Massiambu em Palhoça/SC e, a partir dali tomou o caminho para o Peru.

Os idealizadores do projeto Caminho do Peabiru em Palhoça/SC são: Professora Sinclair e sua equipe (Campo Mourão/PR) e Flávio Santos e sua equipe (Baixada do Massiambu/SC).





Belo Município de Palhoça/SC (Praia da Pinheira/SC)

 
No evento, o Grupo de Estudos Manoa, contou com o apoio e suporte do Sr. Ricardo de Joinville/SC, idealizador do Projeto Peabiru, ávido pesquisador do caminho.






A localidade Praia de Baixo - Pinheira (Palhoça/SC) conta com belos exemplares de oficinas líticas.

















Participantes do evento caminhando pelo trajeto.








Foto do grupo (novembro/2009).












Comentários

Anônimo disse…
Pela circunferência que esta região apresenta, poderia ser uma cratera de impacto??
http://www.google.com.br/search?q=impact+craters+on+earth&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=4kxCUP6MGaLa0QG3ioGIDA&ved=0CCkQsAQ&biw=1280&bih=707
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_impact_craters_in_South_America

Postagens mais visitadas