Dólmens em Santa Catarina

Dólmens pela Europa

Photobucket

Os dólmens são monumentos megalíticos (datados desde o fim do V milênio a.C. até ao fim do III milênio a. C. O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra. Também são conhecidos por antas, orcas, arcas e palas.
Caracterizam-se por serem construídos com grandes rochas verticais que sustentam uma grande laje horizontal de cobertura. A laje horizontal é designada de chapéu, mesa ou tampa.
Todo material que temos até o presente, são especulações, ao certo, não se sabe a exata finalidade destes empreendimentos, nem como eram construídos. O que se tem, são hipóteses.

O Grupo de Estudos Manoa,vem estudando vários monumentos rochosos em Santa Catarina, como a Pedra do Bico, assim por nós batizada, em homenagem aos pássaros que sobrevoavam a região na hora da foto e, coincidentemente pela semelhança da rocha com um “bico de pássaro”.

Photobucket
Foto: Arquivo Grupo de Estudos Manoa (créditos Wlademir V.)
....
Photobucket
Foto: Arquivo Grupo de Estudos Manoa

Para saber mais: http://dolmenes.blogspot.com/

Comentários

Anônimo disse…
Onde fica essa pedra?
Anônimo disse…
Há três lugares na cidade de Seabra na Chapada Diamantina onde há 3 dólmens. Poucos conhece, pois estão em terras particulares de uma mesma família e há um forte esquema de segurança na área. Sabe lá os deuses por que, pois não há nada no local.

Um deles está numa altura e numa posição tão inexplicável que faz a Pedra de Santana de Paramirim ficar no chinelo.
José Paulo Almeida disse…
Tenho interesse em conhecer este dólmen. Onde ele se localiza?

Postagens mais visitadas