Mito Xokleng/Laklanõ

Photobucket

"Dizem que quando Deus estava criando o mundo, na hora de fazer a onça, pediu auxílio para os Xokleng. Deus pediu que eles pintassem a onça. Assim, um grupo começou a fazer círculos na onça, outro grupo fez círculos fechados, outro fez traços e os outros restantes fizeram os três símbolos ao mesmo tempo. Desde aquele dia Deus disse que as marcas da onça seriam as marcas do povo Xokleng. Cada grupo ficaria com o símbolo que havia pintado na onça. Nas festas o povo deveria se pintar com o seu símbolo. Os casamentos seriam entre pessoas com marcas diferentes". Este mito foi transmitido por Namblá Gakran que ouviu dos avós.

CADERNO DA SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS 2005. São Leopoldo: Con-texto, 2005.

Comentários

Anônimo disse…
Sou indio da etnia Xokleng. Desde os anos 80 iniciei minha pesquisa consultandos anciãos, que hoje já se foram. Mais de 30 história entre história real do povo, mitos e lendas. Tenho um vasto conhecimento sobre o mito do meu povo. Mas de todos os mitos da criação que conheço não está em nenhum momento este tal MITO INVENTADO que está nesta pagena. Isto é uma invenção e irreal. Esta historia criada por autores não é verdade. Porque não consultaram o próprio povo?
Desculpe a expressão mas, coisa distorcida eu ignoro.
Nanblá Gakran disse…
Meu nome é NANBLÁ GAKRAN
Sou da etnia Xokleng. Desde os anos 80 iniciei minha pesquisa consultava os anciãos, hoje já falecidos. Tenho mais de 30 história escrito de meu proprio punho. Tenho um vasto conhecimento sobre a história povo. Mas de todos a história da criação que conheço em nenhum momento não fala que Deus pediu auxilio ao Xokleng para criar onça como está escrito como está nesta pagena do lado. Isto é uma invenção e irreal. Esta historia criada por autores não é verdade. Porque não consultaram o próprio povo?
Desculpe a expressão mas, coisa distorcida eu ignoro.

Postagens mais visitadas