Meio Ambiente
Espécies Invasoras
Campos da Serra do Quiriri - Norte de Santa Catarina A crescente proliferação de espécies Invasoras como o Pinus Elliottii nos campos de altitude da serra do mar tem chamado a atenção e certa preocupação dos estudiosos desse frágil ecossistema . Parece claro que a espécie exótica no brasil, tenha encontrado um ambiente perfeito para se proliferar. Os ventos que são muito comuns e frequentes espalham as sementes que dispersam-se e desenvolvem-se rapidamente entre os graminídeos e as baixas temperaturas dos campos altomontanos. As consequências da invasão da espécie ainda que pouco estudadas já são visíveis e impressionantes. Além de comprometer os recursos hídricos da e a reprodução de espécies endêmicas, o pinus tem causado um grande impacto no solo fragilizado da região.
Em áreas de plantio que abastecem a indústria da madeira e a construção civil, percebe-se com nitidez o efeito devastador que ocorre no solo devido a extração da espécie. É uma pena que tais impactos não tenham promovido a atenção da mídia, sendo que são poucos os que compreendem a ameaça evidente ao ecossistema.
Fica o alerta, nesse mês em que se comemora dia do Meio Ambiente, em que se fala-se muito na necessidade da consciência ambiental, de se desenvolver ações que visem proteger a Mata Atlântica e também em reflorestamento, mas que não lembram que os ecossistemas ligados ao bioma tem sido muito afetados nas últimas décadas e estão seriamente ameaçados.
Wlademir Vieira- pesquisador do Grupo de Estudos Manoa
Áreas afetadas pelo plantio e extração em Campo Alegre
Fotos: Grupo de Estudos Manoa
Comentários