Pesquisa

O Grupo Manoa Expedições possui uma equipe de historiadores e pesquisadores que desenvolvem trabalho de pesquisa em âmbito nacional. Entre as várias linhas de trabalho apresentamos os principais temas que o grupo tem procurado explorar durantes os últimos anos.

Arte Rupestre Brasileira - A escrita Pré-histórica do Brasil

A escrita pré-histórica brasileira está registrada em petroglifos espalhados por todo território do país. Ela se manifesta de várias formas onde predominam os sinais pictográficos e os sinais ideográficos. "Há nas rochas do Brasil, escreveu Costa Lira, duas espécies de inscrições: a esculpida e a pintada. Ambas são representadas por traços e caracteres desconhecidos, como uma imitação da escrita cuneiforme; porém a primeira, isto é, a esculpida, representa uma variedade de figuras geométricas muitas das quais perfeitas, algumas parecendo-se muito com certas letras do nosso alfabeto, outras com números arábicos. A segunda, isto é, a inscrição pintada, representa grosseiramente objetos pintados por mão mais rústica.

Arte Rupestre da Ilha do Campeche
A Litoral de Santa Catarina  possui um dos maiores conjuntos de Arte Rupestre das Américas, só na Ilha do Campeche foram catalogadas 167 sinalizações rupestres. Os petróglifos foram esculpidos segundo os pesquisadores utilizando a técnica de abrasão(polimento) ou ainda segundo Comerlato(2005) picoteamento, raspagem ou incisões finas feitas nos diques de diabásio também chamado "Pedra Ferro".
Painel rupestre da Ilha do Campeche - foto: Instituto Manoa


Petróglifos do Monte Crista
 Também na Serra do Mar são encontrados petroglifos que ainda não foram decifrados. Muitos deles, tem sido atribuídos ao período colonial, mas existem estudiosos que remetem essas inscrições aos povos pré-históricos e ao antigo Caminho de Peabiru.

Sambaquis
Entre os sítios arqueológicos litorâneos estão os montes de conchas conhecidos por "Sambaquis". Mencionados por pesquisadores desde o século XIX quando o seu estudo passou a ganhar certa importância, muitos foram parcialmente destruídos nas primeiras décadas do século XX, durante a ocupação do litoral brasileiro. Dado a sua importância como patrimônio arqueológico do país, o Instituto Manoa tem o compromisso de estudar estes sítios desenvolvimento projetos que intensifiquem as pesquisas e criem ações que possam contribuir com a conservação desses locais.


Caminhos Antigos

O projeto Caminhos Antigos tem o propósito de resgatar a história das antigas vias de comunicação utilizadas pelos povos pré-colombianos e povos colonizadores. Estes caminhos, espalhados por todo o Brasil e América Latina, são testemunha da riqueza histórica e arqueológica deixada pelos nossos antepassados e constituem verdadeira riqueza do patrimônio cultural, dada a sua importância, comprovada por muitos pesquisadores que nos últimos anos tem dedicado grande parte do seu trabalho ao estudo dos caminhos históricos.
As rotas litorâneas e os caminhos da Serra do Mar tem sido constantemente exploradas pela equipe de Pesquisa do Instituto Manoa, o trabalho abrange várias etapas incluindo pesquisa bibliográfica, saídas de campo e captação de imagens além de publicações.

Acesse o especial: O Caminho Velho na Cartografia Antiga
http://manoaexpedicoes.blogspot.com.br/p/caminhos-antigos.html

Paisagens de Altitude

O Instituto Manoa realiza estudo das paisagens naturais associadas a Bioma Mata Atlântica tendo dedicado grande parte do seu trabalho aos ecossistemas da Serra do Mar onde desenvolve o projeto Paisagens de Altitude. 
O grupo possui uma equipe multidisciplinar responsável pela pesquisa no chamados "campos de altitude" da Serra do Mar no norte de Santa Catarina tendo para isto praticado atividades como o montanhismo possibilitando assim o estudo de campo de áreas de difícil acesso, onde comprovadamente foram  notadas grande diversidade de espécies de fauna e flora, sendo muitas delas consideradas endêmicas.

Caminho do Peabiru
A antiga rede caminhos pré-colombianos tem sido tema de estudo por diversos pesquisadores em todo o mundo. O Grupo Manoa que tem origem ligada a esse tema que desperta a curiosidade de tantas pessoas vem ao longo dos anos trabalhando em pesquisas sobre o assunto a fim de contribuir para a preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural dos povos antigos da América do Sul.









Comentários

Postagens mais visitadas