Histórico

O Grupo Manoa Expedições  inaugurou suas atividades no ano de 2004 quando foram realizadas as primeiras reuniões e excursões promovidas pelos membros fundadores. Desde então foram realizadas várias expedições, pesquisas, palestras, seminários, exposições entre outros eventos que destacamos em nossa história.   

Os trabalhos do grupo iniciaram com a pesquisa sobre o Caminho do Peabiru no ano de 2004. Nesta primeira excursão participaram os membros considerados formadores da Manoa, o pesquisador autodidata Juliano Rodrigo da Silva, e os historiadores Jonathas Kistner, André Almir Kastner e Wlademir Vieira.
Foz do Rio Itapocu - Maio de 2004

No mesmo ano ainda em 2004 o grupo começou a estudar as inscrições rupestres de Santa Catarina, motivando a organização de outras expedições.

Ilha do Campeche e Lagoinha do Leste - Florianópolis em Julho de 2004

Em março de 2005 a conquista do topo do Monte Crista marcou os primeiros passos  rumo a uma das atividades que o grupo mais se envolveria: o montanhismo.


Cume do Monte Crista em março de 2005

Rio Três Barras em Junho de 2005


Em novembro de 2005 exploramos pela primeira vez os Campos do Quiriri, local que se tornaria sagrado para os membros da equipe que sempre tiveram um carisma especial pela região.

 Campos do Quiriri - Novembro de 2005



Na expedição do carnaval de 2006 o grupo já contava com a presença de um novo explorador: o historiador Romão Kath, que seria o primeiro presidente da Manoa expedições.
Castelo dos Bugres e Morro Pelado em Fevereiro de 2006


Morro do Funil em Novembro de 2006

Abrigos Subterrâneos da Praia da Solidão em Janeiro de 2007


Serra do Araçatuba - Morro do Papanduva em Fevereiro de 2007


Em  2007 o grupo iniciava suas atividades de excursionismo conduzindo grupos de amigos e parceiros nas diversas expedições que eram realizadas.
Monte Crista em Abril de 2007

Serra do Quiriri em Setembro de 2007

Castelo dos Bugres em Novembro de 2007

No ano de 2008 chegamos a São Francisco do Sul, cidade muito importante e querida pelos membros deste grupo. Local onde realizamos expedições, palestras, encontros e também muitos amigos.
Vila da Glória e Morro do Cantagalo em Janeiro de 2008

Em 2008 o grupo já estava organizado como uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, com qualificação emitida pelo Ministério da Justiça de utilidade pública federal. Teve a sua fundação registrada em 03 dezembro de 2007 contando com a ajuda do grande parceiro e irmão Tiago Leal que viria a se tornar o membro administrador da Manoa Expedições.
Monte Crista em Março e Maio de 2008


Em 2008 o grupo dava os primeiros passos rumo as Travessias que se tornaram frequentes e muito esperadas no calendário dos eventos promovidos pelo Centro excursionista Manoa Expedições.

Travessia Pico Garuva/Jurema - Monte Crista em Julho de 2008


 Pico Garuva/Jurema em Novembro de 2008


Vale Encantado em Fevereiro de 2009



Durante nossas caminhadas conhecemos muitas pessoas e fizemos grande amizades e parcerias. Muitos vieram, outros se foram e muitos outros certamente virão. O Grupo Manoa está sempre aberto para conhecer novas pessoas, incorporar novas ideias, fazer amizades e parcerias.

 Rio Parati/Casa Velha em Araquari - Agosto de 2009


Monte Crista em Outubro de 2009

Porto dos Cavalinhos e Ruínas da Capela Jesuíta Santo Inácio
Garuva/Joinville em Janeiro de 2010
Entrevista com o professor Olavo Raul Quandt em 2010.

41º Sarau Líteromusical promovido pelo Museu Nacional do Mar-embarcações brasileiras de São Francisco do Sul-SC em parceria com o Grupo de Estudos Manoa. (São Francisco do Sul,2010).


Em 2010 conhecemos nosso grande amigo e parceiro Valmir Deucher que na ocasião nos guiou na trilha da Pedra do Cantagalo. Atualmente Valmir faz parte do Conselho Fiscal e é  membro atuante do Centro Excursionista Manoa Expedições.
Morro do Cantagalo em Abril de 2010
Morro dos Perdidos/Alto Quiriri em Maio de 2010



Litoral Sul - Morro dos Conventos/Praia Grande/Sertão dos Correia 
em Dezembro de 2010

Em 2011 muitos eventos, incluindo Caminhadas históricas e científicas levando os amigos para conhecer de perto o trabalho do Grupo.
Monte Crista /Caminhada Anual em Setembro de 2011

 Exposição Epistemologia de Um Caminho, do Ciclo de Palestras Arquivos e Museus: pesquisa, montagem e armazenagem. (Blumenau,2011).


Ilha do Campeche em Outubro de 2011


 Monte Crista/Caminhada Anual em Junho de 2012

Em 2012 um novo integrante junta-se a equipe, o  companheiro Indioê Autovicz traria a sua juventude e determinação para somar a experiência do grupo. 
Travessia Pedra da Tartaruga/Monte Crista em Julho de 2012


Pedras do Itaguaçú/Pântano do Sul/Parque das Pedras Sagradas
Ilha de Santa Catarina em Setembro de 2012


Em 2012 já eram realizadas Caminhadas com propósitos espiritualistas buscando assim uma harmonia maior com a natureza, com as montanhas, com o céu e com a Terra e desta forma o equilíbrio entre o corpo e a mente que se faz tão necessário nos diversos desafios que encontramos em nossas caminhadas.
Monte Crista em Novembro de 2012

53 -Monte Crista/Solstício de verão em Dezembro de 2012



Em 2013 novas parcerias e novos caminhos se abriam para o grupo. Como sempre muito trabalho e empenho dos membros do grupo.
Ecovila Auto Quiriri/Marco da Divisa em Março de 2013

Massaranduba em Abril de 2013
O ano de 2013 foi de muito trabalho, pesquisa, estudo e motivação.
Rio Três Barras em Maio de 2013

Travessia na Serra do Mar - Serra do Araçatuba Morro do Papanduva / Monte Crista
Tijucas do Sul /PR - Garuva/SC
Monte Crista em Novembro de 2013

Expedição Pacto Vídeo - Monte Crista em Novembro de 2013


Comemoração dos 50 anos do município de Garuva/SC, O Instituto Manoa, promoveu exposição fotográfica intitulada de "Caminhos Antigos". (Garuva,2013)



Em 2014 os trabalhos de pesquisa continuavam de forma intensa e deram sustentação as teses e trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelos membros do grupo.
Monte Crista em Junho de 2014

Travessia Litoral Sul - Palhoça/Imbituba em Julho de 2014

A exposição "Caminhos Antigos da Serra do Mar" (São João do Itaperiú, 2014)


 Trilho do Trem - Rio Negrinho/Corupá - Abril de 2015

Península do Saí - Maio de 2015

Em 2016 o Grupo sofreu a perda de André Almir Kastner, membro fundador e um dos grande pilares de sustentação da Manoa Expedições.
André Almir Kastner (a direita) com o Grupo Manoa , saudades do irmão que estará sempre presente em espírito com a gente.

No ano de 2017 intensificaram-se as atividades do Centro Excursionista Manoa Expedições promovendo eventos de excursões com amigos e parceiros que apoiam nossas atividades e que vem contribuindo para o fortalecimento do grupo. Também neste ano o Grupo vem elaborando e participando de novos projetos como a TRIP KIDS Manoa e projeto Montanha para todos.

Cruz de pedra  em Abril de 2017
Expedição Morro dos Perdidos - Maio de 2017

Nossos agradecimentos a todos que de alguma forma fazem parte desta história.

Wlademir Vieira - Membro fundador e Presidente do Centro Excursionista Manoa Expedições.
Fotos: Arquivo Instituto Manoa 

Comentários

Eduardo disse…
Parabems pelo blog,sinto saudades de subir o monte crista.

Postagens mais visitadas